domingo, 21 de fevereiro de 2010

Onde é que eu já ouvi isto?

Coquelhada marralheira "Cotovia"
nun t’amarres ne ls adiles
porque bénen ls pastores
i te scáchan ls quadriles.

Ó perrelin pin porra
amprenhei ua pastora
al tuoro dua trobisqueira
l cerron de cabeceira
i ls perros, au, au
i l lhobo ne l ganau

Custa crer mas ye berdade
Que morriu l Senhor Abade
Morriu cun l papo seco
Agarrado a un caneco
I a chupar de l garrafon
Pater Noster, Crialeson (Kirie Eleison) "Abade de Sendim"
Fui anterrado no carreiron
Para ber las fraldas a las mulhieres

Bom, isto são alguns dos versos de uma música tradicional do planalto mirandês, chamada Coquelhada Marralheira, cujo segundo verso o ouvi pela primeira vez da boca do meu amigo Rui Preto, (Abraço), agora imortalizada pelos Galandum Galundaina, com o seu novo álbum.

O primeiro verso retrata o imaginário erótico da época, personificado na Cotovia, que faz o papel das moças, que se amarravam nos adis para os namoricos e ai sim vinham os pastores, mas já não sei é se lhe escachavam os quadriles.......

Quanto ao Sr. Abade de Sedim, ou muito me engano, ou era mais amigo do vinho e das suas fiéis do que de dizer La Missa, atendendo ao conteúdo do verso que faz referência ao reverendo.

Para ouvir a musica clicar no Link em baixo.

http://www.myspace.com/galandumgalundaina



1 comentário:

  1. És tramado pá. Pois é bem verdade, foi meu avô Serafim que ma ensinou, já lha cantara também a meu pai e a outros quando eram garotecos. já não é nova a cantiga...............!

    ResponderEliminar