segunda-feira, 12 de outubro de 2009

As Minas da Fonte Santa

Há alguns dias atrás, enquanto visitava um Blog dedicado á Aldeia das Quintas das Quebradas, do Concelho de Mogadouro, “O TOMBARINHO”, chamou-me atenção um artigo ali publicado, acerca das Minas da Fonte Santa, e das propriedades curativas , que possui a água que ali brota, de pequenas fendas na rocha.
Pode ainda ler-se naquele artigo, algumas frases que transcrevi, da autoria de um tal Almeida, datadas de 1970.


“ Na encosta da Serra do Valmeirinho encontram-se várias minas de sheelite no sítio denominado Quinta das Quebradas, do termo de Mogadouro. Aqui se tem referido às vezes esta nascente, mas na realidade, embora no limite do concelho marcado pela própria ribeira, pertence a Lagoaça, de Freixo de Espada à Cinta” ( Almeida 1970)

Natureza das águas:

Subgrupo das sulfúreas sódica, hipotermal, alcalino sódicas (Almeida.1970)

Indicações:

“ Em doenças de pele, principalmente nos eczemas crónicos”

“Aqui se juntam os doentes, acampando debaixo de quatro oliveiras, lavando-se na concavidade da rocha tantas vezes ao dia e tantos dias até que se vejam de todo curados.” (Almeida, 1970)

Segundo o autor do artigo, a Fonte situa-se num local de difícil acesso, num lugar denominado por Quinta da fonte Santa, e que uma vez neste local, surgir-nos-á de fronte um vale abrupto, entre gigantescas fragas de xisto, vale este onde corre a Ribeira Santa.
Pois posso-vos dizer que o autor tem toda a razão no que escreveu á cerca deste local, é sem duvida um lugar lindíssimo, e de difícil acesso para curiosos, mas melhor do que vos o descrever por palavras será verem filme que realizei durante a visita.


Um agradecimento especial, ao meu amigo e guia improvisado, Sr. Fernando de Meirinhos, pela disponibilidade e boa vontade que demonstrou, em me acompanhar e transmitir alguns dos conhecimentos que tinha acerca das origens deste local e mutações que ali ocorreram durante a exploração mineira.

Sem comentários:

Enviar um comentário