quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Feira dos Gorazes

Tempo de gorazes, a chamada feira de ano do Concelho de Mogadouro.

O nome gorazes têm origem medieval, assente no termo "gorax", que dá nome à feira, é de origem grega e significa carne de porco, carne esta que a seguir ao pão, constitui a base da alimentação do povo transmontano. Esta palavra foi aplicada ao certame porque era nesta feira, que se pagavam os impostos com carne de porco, segundo explica o historiador António Mourinho.
Para além disso, ditava a tradição que "os gorazes” anunciavam a altura certa para começar a época das matanças do porco e não só, pois é também nesta época do ano que se preparam os campos para receberem as sementes, pois o agricultor advinha estar na eminência da chegada das primeiras chuvas, que na tradicional linguagem popular se diz que fará a terra parir. Hoje, a carne do porco vende-se todo o ano e em qualquer parte, mas na altura as pessoas iam aos gorazes para comprar a primeira marra, como então lhe chamavam, termo que prevaleceu até aos nossos dias, contudo haja muito mais gente a chamar-lhe de entremeada ou barriga e levavam aquela carne como se fosse um mimo que só ali se podia adquirir. Na feira vendia-se então todo o tipo de produtos agrícolas, hortícolas e agro-pecuários, havia um dia para a feira dos burros, que era o dia 15, no dia 16 decorria a feira normal e no dia 17 realizava-se a feira do gado.
Do ponto de vista social, este era um acontecimento de grande importância para a vila, ali acorria gente de todo o lado, uns vinham a pé, outros a cavalo, e pernoitavam na vila, era então que se cantavam os fados à desgarrada, jogava-se às cartas e claro, a festa era também aproveitada para dar início a alguns namoricos.
A nossa vila de Mogadouro, possui feira desde o ano 1290, no entanto, os documentos referentes aos gorazes datam apenas do ano 1760. Esta era a feira mais importante do ano, altura em os mercadores expunham as suas mercadorias em tendas espalhadas por toda a vila. Hoje em dia a feira assumiu um carácter moderno, estende-se pelas principais ruas da vila sim, contudo, concentrada no novo Parque de Exposições, mas continua a atrair muitos visitantes e industriais de todos os ramos, á Vila de Mogadouro.

Sem comentários:

Enviar um comentário