quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

LOBOS E PASTORES

Histórias de lobos, são muitas, as dos tempos em que este era o único inimigo do homem provinciano.
Na nossa terra, com fortes raízes, no que toca à criação de gado ovino e caprino, o contacto entre o homem e lobo, era parte integrante do quotidiano do homem transmontano.
Ainda que actualmente se continuem a verificar alguns encontros pontuais, entre estes eternos rivais, o número de alcateias, tem vindo a diminuir drasticamente nos últimos vinte anos.
Actualmente, no Distrito de Bragança existem cerca 20 alcateias conhecidas, que se têm mantido estáveis, graças à sua monitorização por parte das entidades competentes, sendo que 5 delas têm como zona territorial o P.N.D.I.
O lobo, é considerado o super predador do Ecossistema Ibérico, a falta de presas naturais, em parte provocada pelo acção homem, faz com que este não poucas vezes, desça das serras para atacar em muitos casos, o único meio de subsistência de alguns pastores, o seu rebanho.
Francamente, o lobo é um animal pelo qual desde sempre tive grade fascínio e tenho pena de que hoje em dia, as suas histórias façam apenas parte dos contos para crianças.
Recolhi algumas imagens, de vários documentários realizados pelo famoso biólogo, Félix Rodriguez de la Fuente, e com elas realizei um pequeno vídeo, por ser sabido que este esteve em várias zonas da nossa região com por exemplo Miranda do Douro, estudando as diversas espécies autóctones , e aqui recolheu imagens para muitos dos seus documentários, de salientar no nosso concelho, as aldeias de Bemposta e Travanca.
Não me é possível afirmar que algumas das imagens que aqui vos apresento, tenham sido recolhidas em algum deste locais, contudo poderá confirmar que a morfologia do terreno e a vegetação se nos irá tornar muito familiar, dando a sensação de terem sido em algumas fases do vídeo, recolhidas numa destas duas aldeias do nosso concelho, ou no concelho limítrofe de Miranda do Douro.
Aliei a estas imagens uma música de Galandum Galundaina, cuja letra relata nem mais nem menos que um desses encontros entre pastor e lobo, espero que esteja do vosso agrado.

----Não estou de acordo, que os pastores tenham de pagar com as suas cabeças de gado, a subsistência desta espécie, mas tenho plena convicção da possibilidade de uma convivência saudável, entre o homem e a natureza.


Sem comentários:

Enviar um comentário