sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

RETRATO DE TRÁS-OS-MONTES 1976

Retrato de Trás-os-Montes do ano de 1976, por António Reis e Margarida Cordeiro, esta última Transmontana, natural do Concelho de Mogadouro, da aldeia de Bemposta.
Trás-os-Montes, o primeiro filme que assinou com António Reis, tornou-se uma referência para toda uma geração, e 34 anos depois da estreia continua a ser a súmula de algo português.

“Para um povo e para um país à procura de si próprios”, escreveu João Bénard da Costa, “é uma das poucas pedras do caminho que nos pode ajudar a reencontrar a direcção”.

Já enviei alguns comentários a quem colocou este vídeo no youtube, na tentativa de que este me pudesse informar onde poderia encontrar a continuação do filme, mas até ao momento ainda não obtive resposta alguma.
Na legendagem, podemos identificar entre outras, as várias aldeias do Concelho de Mogadouro, onde o filme foi rodado, logo na parte inícial, salta-nos de imediato á vista, a Fraga da Letra de Penas Róias.
As personagens intervenientes são fictícias, mesmo assim este vídeo trás muitas e boas recordações, assim que me for indicado onde poderei encontrar a restante parte deste filme, irei colocá-la também aqui, desfrutem....


1 comentário:

  1. Olá Bruno!

    Espero que esteja tudo bem contigo e com a tua familia.

    Já agora aproveito e desejo um 2010 carregado de sucessos!

    Parabéns pelo blog.
    É muito bom saber que ha pessoas que dão valor às nossas tradições.
    Continua!
    Continuarei a visitar-te.

    ;)

    ResponderEliminar