terça-feira, 13 de outubro de 2009

I Festival da canção do Planalto Mirandês 1984

Decorria o ano de 1984, quando por intermédio da Associação F.A.O.G. de Bragança, foi organizado o “I Festival da Canção do Planalto Mirandês”.
Este festival tinha como objectivo eleger a melhor canção de entre os vários concelhos do distrito de Bragança, pelo que fora dado pela organização, com tema obrigatório, para todos os poemas das canções concorrentes, Trás-os-Montes.
Após ser eleita a canção vencedora de cada concelho, realizar-se ia uma semi-final em Vimioso, sendo que as canções que ali se apurassem, disputariam a grande final, na Capital de distrito Bragança.
Como tal Mogadouro, realizou no salão dos B.V.M, um concurso para apurar qual seria a canção que iria representar o concelho, na semi-final de Vimioso e quiçá, se acaso fosse eleita pelo júri de Vimioso, representar-nos também na grande final que iria decorrer na Cidade Bragança.
De entre as canções interpretadas pelos artistas da nossa terra, foi eleita como canção que representaria o concelho e Mogadouro o tema, “Sou cavador sou poeta”, composto e interpretado por Carlos Albano e Elisabete Verde, seguindo-se em lugar o tema “Faz-me Lembrar o Passado”, composto e interpretado por Victor Lopes, Amélia Alfândega e Lúcia Alfândega.
Na tentativa de se conseguirem apurar na semi-final de Vimioso, os intérpretes dos dois temas uniram-se, e interpretaram conjuntamente o tema "Sou cavador sou poeta", nesta semi-final e ao que consta sem dificuldade venceram , marcando assim presença na grande final de Bragança.
No dia da Grande final após terem sido interpretadas as melhores canções de todos os concelhos, do distrito de Bragança, verificou se um empate técnico entre a canção que nos representava e a canção que representava a cidade de Bragança, que tinha como titulo “Aguarela Transmontana”, composta e interpretada pelo grupo Sete Mares, empate este ao que me foi contado, “arranjando”, á custa de alguma batotice, e imagine-se só, feita por um Sr. Padre, que fazia parte do júri e que dizia “a capital é Bragança e assim sendo Bragança é que tem de ganhar o festival”, consta que graças ao Dr. Almeida que também este, fazia parte do júri o tema “Sou cavador sou poeta” a muito custo, acabou por sair vencedor e o Sr. Padre Sobrinho como vencido……


--- Bom, fica-vos aqui o tema, Sou cavador sou poeta, que convenci o meu pai, Victor Lopes a tocar e cantar, para o poder colocar aqui no meu blog…

1 comentário:

  1. Olá Bruno !
    Vou contar-te a história da classificação das canções.
    Após a reunião do juri, estava eu atrás do palco,quando apareceu o meu Colega e nosso Amigo Dr.Almeida mais um dos elementos do juri dizendo-me em sigilosamente:
    -Vocês ganharam !
    Mas depois...
    A história é esta.
    Mas de facto, sou Cavador sou Poeta, do 1º lugar passou para 3º! Bragança de 2º passou para 1º !
    Mirandela de 3º passou para 2º !
    Chama-se a isto "bairrismo saloio".
    Representaram o Concelho de Mogadouro,eu,a Elisabete e o Victor Lopes.

    Carlos Albano

    ResponderEliminar