sábado, 5 de dezembro de 2009

ADIVINHAS

Não raras vezes me recordo de em criança, me serem perguntadas algumas delas, aqui ficam algumas adivinhas retiradas do Cancioneiro Transmontano, não vale ver as respostas antes de ler a adivinha….

À meia-noite se levanta o francês.
Sabe das horas, não sabe do mês.
Tem esporas, não é cavaleiro.
Tem serra, não é carpinteiro.
Tem picão, não é pedreiro.
Cava no chão, não acha dinheiro.


Resposta: o galo.


À meia-noite se levanta o francês.
Sabe da hora e não sabe do mês.
Tem coroa e não é rei.
Tem esporas e não é cavaleiro.
Pica na terra e não ganha dinheiro.


Resposta: o galo.


Sou verde por natureza,
E de luto me vesti,
Para dar a luz ao mundo
Mil tormentos padeci.

Resposta: a azeitona.


Tenho um brinco com que brinco.
De tanto brincar me aborreço!
Quanto mais brinco com o brinco,
Mais a barriga lhe cresce.


Resposta: o fuso com a maçaroca.


Eu ao mundo dou governo,
Ao mundo governo dou.
Quando se esquecem de mim,
O meu governo acabou.


Resposta: o relógio.


Eu rindo-me, abro a boca,
Deito fora do meu peito
Uma menina mais linda que eu!
Quem a leva vai contente,
Eu fico com quem me deu…


Resposta. o ouriço.


Tem asas e não voa,
Tem pernas e não anda.
Tem barriga e não come
E dá de comer a quem tem fome.


Resposta: o pote.


Às avessas, será nome
Bem fácil de decifrar.
As direitas, só à noite
Se poderá contemplar.


Resposta: Lua.


Marme, se as ondas do mar fadais lá
Se um d e um a lhe acrescentais
Certo é que adivinhais.


Resposta: marmelada.


O que é que é, que mal entra em casa, logo se põe à janela?


Resposta: o botão.

Sem comentários:

Enviar um comentário